b CIME - Saúde Ortopédica | Especiais
Agende Agora Ligue Agora

TRATAMENTOS ESPECIAIS

Além dos tratamentos convencionais da Ortopedia e Traumatologia, contamos com alguns tratamentos especiais. Desenvolvidos para atender necessidades que vão além da ortopedia.

Em busca de conseguir auxiliar os seus pacientes, o Dr. Rodrigo Coimbra fez pós-graduação e inúmeros cursos ligados aos tratamentos de obesidade, tratamentos hormonais e de reposições através de injetáveis.

Para atender a essa demanda, separamos dias especiais para atendimentos dos pacientes que necessitam e desejam melhorar a sua qualidade de vida. Nestes dias o Dr. Rodrigo tem um tempo ainda maior para cada paciente.

Emagrecimento

Emagrecer é o sonho de muita gente… Eu, Dr. Rodrigo Coimbra, sei bem os desafios que se passam nesse processo, pois fui obeso durante muitos anos da minha vida.

Meu desafio com o peso começou lá na infância, sempre fui uma criança gordinha, mas ouvia “é porque você é grande”, quando na verdade o problema não era a altura e sim o sobrepeso. Mais velho, já na adolescência eu praticava muitas atividades físicas, principalmente ciclismo e acabei ficando mais magro, mas era uma briga constante, pois se eu parasse um pouco acabava engordando de novo.

Quando me formei médico, comecei a trabalhar muito, e com isso não tinha mais tempo para praticar atividades físicas, assim como a maioria das pessoas que entram na idade adulta, as prioridades são outras e deixamos de lado os cuidados com a saúde.

Assim o peso aumenta, a barriga cresce e a gente acaba nem querendo se olhar no espelho direito.

Com mais de 14 anos de formado, eu sabia que se eu não cuidasse de mim, do meu corpo, a minha vida seria curta, e nada mais faria sentido. Comecei a estudar sobre emagrecimento, fazer cursos e descobri que sim a obesidade é uma doença (inclusive tem CID igual às outras) e tem tratamento.

Hoje sou uma pessoa muito mais feliz, sinto menos cansaço, menos dores no corpo e me sinto muito mais disposto.

Como conhecimento bom é conhecimento compartilhado, hoje além da Ortopedia me dedico a melhorar a vida também dos meus pacientes, para que eles sintam novamente a alegria de viver.

Se você briga com a balança o tempo todo, vive o efeito sanfona, ou acha que só a cirurgia bariátrica pode resolver o seu problema, eu estou aqui pra te ajudar e te mostrar que existem outros caminhos!

Soroterapia

A soroterapia é um tratamento de suplementação de vitaminas, minerais e aminoácidos, que são poucos ou nada absorvidos quando suplementados por via oral e na ingestão de alimentos, e são aplicados ou por via intra-muscular ou de forma venosa (diluídos em soro).

É um tratamento já bem consolidado e estudado em todo o mundo, bem difundido em países desenvolvidos, mas que no Brasil ainda não é muito conhecido.

Com o uso dos medicamentos injetáveis, através da soroterapia conseguimos melhorar o organismo como um todo, pois utilizamos também antioxidantes, auxiliando também o processo de emagrecimento.

A soroterapia pode ser utilizada para pacientes que estão em processo de ganho de massa muscular, suprindo varias demandas do organismo de uma vez, fazendo com que o processo do ganho de massa muscular seja mais efetivo.

Pacientes com problemas digestivos ou pós-bariátricos se beneficiam muito com o tratamento, uma vez que tem a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais prejudicados após a cirurgia.

Após uma consulta, avaliamos os exames e traçamos juntos os objetivos do tratamento, assim de forma personalizada conseguimos saber o que esta faltando para podermos suplementar de maneira assertiva.

Reposição hormonal

A reposição hormonal é um tratamento à base de hormônios, que tem por objetivo como o próprio nome fala repor o que está faltando.

A reposição hormonal pode ser realizada tanto por homens quanto por mulheres.

As terapias hormonais são bem estudadas na medicina e, com muita segurança, melhoramos a qualidade de vida através do restabelecimento do equilíbrio hormonal.

Antigamente era mais utilizado por pessoas mais velhas, pois com o passar dos anos o corpo já não produz a mesma quantidade de hormônios. Assim como a mulher tem o período do climatério e menopausa, o homem vive a alteração hormonal depois de certa idade.

Atualmente o que vemos muito na prática clínica e em estudos científicos é que cada vez mais cedo os pacientes sentem as consequências de deficiências hormonais.

Hoje é possível você envelhecer bem, com saúde e qualidade de vida - e a Medicina te proporciona isso. Para isso, o equilíbrio encontrado com a reposição hormonal é um tratamento excelente.

Modulação hormonal

A modulação hormonal é um tratamento a base de hormônios, que tem outros objetivos que não apenas repor.

Nem sempre o uso de hormônios se faz para repor o que está faltando. Existem condições diferentes como no diabetes tipo II, por exemplo, onde os pacientes tem níveis de insulina muito maiores que de pessoas não diabéticas, mas mesmo assim se faz insulina injetável para equilibrar os níveis de glicose!! Então veja que o hormônio nem sempre é usado para repor, mas muitas, se não na maioria das vezes, é usado para tratar uma condição clínica.

No caso específico de uso de esteróides anabolizantes, temos usos muito bem estabelecidos na medicina que não são de reposição, como o uso da oxandrolona em crianças queimadas, que mostrou ser uma importante ferramenta no tratamento, e de maneira alguma está se fazendo reposição hormonal em criança com oxandrolona, mas sim usando este recurso para buscar uma melhora clínica.

Com a modulação hormonal conseguimos vários benefícios clínicos para pacientes que podem ter níveis hormonais normais e para os que tem deficiência também, mas são tratamentos com dosagens diferentes.

Implantes hormonais

Os implantes hormonais são uma das maneiras de fazer reposição ou modulação hormonal. Com os implantes hormonais conseguimos liberações diárias mais estáveis do que com os hormônios injetáveis.

Os implantes bioabsorvíveis tem a duração de até 6 meses e não precisam ser retirados depois desse tempo, já os inabsorvíveis tem a duração de até 1 ano, mas podeser necessário retirar após esse período, pois são envoltos em uma cápsula de silicone.

Existem diversos hormônios que podem ser utilizados, o que depende da queixa do paciente e do objetivo do tratamento, além dos implantes hormonais de testosterona, gestrinona, estradiol, estriol, progesterona, oxandrolona, temos implantes de NADH, metformina, hidrocortisona.

Os implantes hormonais e não-hormonais são uma das alternativas de tratamento que garantem comodidade durante um período maior do que hormônios injetáveis, com uma estabilidade maior também.

Hipertrofia

A musculatura é um tecido de extrema importância na manutenção da saúde do ser humano. Muito importante para realização das atividades diárias como também para manter o equilíbrio das funções orgânicas, como taxa metabólica e equilíbrio da glicose.

São inúmeros os ganhos da pessoa com a musculatura saudável. Mas quanto mais idade a pessoa tem, maior a tendência de perda da massa magra, e da musculatura em conseqüência.

Pacientes idosos tem maior tendência de perder massa magra principalmente em períodos de adoecimento, e dificilmente se consegue a restauração dos níveis adequados de massa muscular sem tratamento adequado.

Sendo assim, é importante que se consiga sim, aumentar a massa muscular não apenas para as quantidades mínimas necessárias, a hipertrofia muscular age como um escudo protetor, ajudando a quem permanece muito tempo sentado no trabalho não ficar cheio de dores, ajudando nas atividades domésticas como cuidado com crianças, e sim, a hipertrofia muscular permite que a recuperação após um período de doença seja muito mais rápido, já que se tinha uma reserva muscular, mesmo perdendo musculatura por algum motivo, a pessoa não entrará facilmente em estado de doença, de insuficiência muscular, de sarcopenia.

Para melhorar os ganhos de massa muscular, podem ser utilizados hormônios e soroterapia que, em conjunto, aceleram esse ganho, aliado à dieta e aos exercícios físicos.

Sarcopenia

A sarcopenia é uma condição de quem está com a musculatura corporal abaixo do mínimo necessário para realizar suas atividades. Existe um mínimo de musculatura para que o corpo funcione de maneira adequada sem lesão e sem dor.

Quando a musculatura corporal está insuficiente começam quadros de dores que não passam, se tornam crônicas, além de aumentar o risco de fraturas ósseas.

A sarcopenia deve ser tratada de maneira eficiente assim que for constatadapara proporcionar melhora a qualidade de vida e diminuir os riscos de fraturas, principalmente em idosos.

Nem sempre o peso na balança reflete a realidade, e o que vemos com freqüência são pessoas acima do peso, mas com sarcopenia, ou seja, o que era pra ser musculatura na verdade é gordura.

Os idosos, pela própria idade já tem maior dificuldade de ganhar musculatura, e em idosos fraturas podem levar ao risco de vida. Por isso é melhor prevenir.

Para saber se um paciente tem sarcopenia,uma maneira eficazé fazer um exame de bioimpedância, dessa forma conseguimos saber a real composição corporal e ajustar tratamentos para fortalecer a musculatura desse paciente e também para saber se o tratamento que está sendo realizado está tendo o resultado necessário.

Importante também de se ter uma avaliação de qualidade como uma bioimpedância, é porque muitas vezes pacientes, em especial os que são submetidos a cirurgia bariátrica, perdem peso, mas muito mais que gordura, perdem musculatura, entrando em uma condição perigosa de obesidade sarcopênica, nesta, o paciente pode até ter um peso dentro do normal, mas com musculatura muito abaixo do mínimo necessário, causando lesões no sistema osteolocomotor e quadros como dores lombares que nunca melhoram.

A sarcopenia é uma condição complexa, e o papel do médico é fundamental para mudar o curso indesejado desta condição.

CONTATO